Visiona Tecnologia Espacial
+55 12 2138-5801 contato@visionaespacial.com.br

PROGRAMA VCUB

/ MISSÃO VCUB

O VCUB será o primeiro satélite projetado pela indústria nacional e deverá demonstrar a capacidade da Visiona em conceber sistemas espaciais de alto desempenho. Apesar de estar situado na classe dos nanossatélites e possuir apenas 12 quilos de massa, o VCUB possui arquitetura altamente sofisticada e equipamentos de missão de última geração.



/ SENSOR

O satélite estará equipado com uma câmera de alta resolução espacial capaz de coletar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para as aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente a que está destinado.


/ RÁDIO DEFINIDO POR SOFTWARE

O VCUB contará também com um sistema de coleta de dados na banda UHF baseado na tecnologia de rádio definido por software. De arquitetura extremamente flexível, o sistema estará voltado inicialmente a aplicações de coleta de dados hidro-meteorológicos, mas poderá ser atualizado mesmo após o lançamento para incluir outras aplicações de IoT conforme necessário.

/ AOCS

A Visiona anunciou em outubro 2018 a conclusão do desenvolvimento do Sistema de Controle de Atitude e Órbita de satélites, também conhecido pelas suas siglas em inglês AOCS (Attitude and Orbit Control System), responsável pelas funções de navegação, apontamento e controle do satélite. Esse sistema, inédito no país, é o elemento que permite a um satélite, por exemplo, apontar com precisão sua câmera para o local que se deseja coletar imagens ou ainda acionar o seu sistema de propulsão para realizar uma correção desejada de órbita.


Funções do sistema AOCS

Navegação: Determinação dos estados do satélite usando medidas de sensores.

Guiamento: Cálculo da atitude (orientação) desejada para o satélite (alvo na terra).

Controle: Determinação de comandos para atuadores de forma a obter atitude desejada.

/ OBDH

O OBDH (On-Board Data Handling), é o principal software de gestão e comando do satélite. Considerado o “Cérebro” do Satélite, ele é responsável pelo controle dos subsistemas de bordo e interface com o segmento solo e as operações.

/ DIFERENCIAIS DO VCUB


Arquitetura similar a satélites de maior porte

Aquisição de imagens off-nadir

Sistema de apontamento de alto desempenho com tecnologia nacional

Aquisição de imagens par-estereoscópico

Softwares de voo modulares concebidos para missões operacionais

Capacidade aumentada de coleta de dados via PCDs

Dois payloads: câmera óptica de alta resolução e IoT com radio definido por software

Habilidade de atualização do software do rádio em voo

Câmera com tecnologia TDI (LineScan)

/ PROJETO E CONSTRUÇÃO


/ PARCERIAS TECNOLÓGICAS